O presidente de Angola, José Lourenço, exonerou Isabel dos Santos, filha do antigo presidente angolano José Eduardo dos Santos, do cargo de presidente do conselho de administração da Sonangol, sendo agora substituída por Carlos Saturnino no cargo.
Saturnino deixa, então, o cargo de secretário de Estado dos Petróleos para ocupar o lugar de Isabel dos Santos na Sonangol. Já Paulino Jerónimo, antigo presidente da comissão executiva da Sonangol, é o novo secretário de Estado dos Petróleos.
Recorde-se que José Eduardo dos Santos exonerou, por decreto que entrou em vigor a 26 de setembro, dia da tomada de posse de João Lourenço, três administradores executivos da Sonangol, incluindo Paulino Jerónimo.
Carlos Saturnino, por seu turno, ocupou até dezembro de 2016 o cargo de presidente da comissão executiva da Sonangol Pesquisa e Produção, tendo sido demitido por Isabel dos Santos, que o acusou de má gestão e de desvios financeiros.
Além de Isabel dos Santos – no cargo desde junho de 2016, então nomeada pelo pai – João Lourenço exonerou, ainda, Eunice Carvalho, Edson dos Santos, Manuel Lino Carvalho Lemos e João Pedro dos Santos dos cargos de administradores executivos, nomeando em substituição Sebastião Pai Querido Gaspar Martins, Luís Ferreira do Nascimento José Maria, Carlos Eduardo Ferraz de Carvalho Pinto, Rosário Fernando Isaac, Baltazar Agostinho Gonçalves Miguel e Alice Marisa Leão Sopas Pinto da Cruz.
Mantêm-se nos cargos de administradores não executivos José Gime e André Lelo.