Os portugueses esperam gastar uma média de 377,4 euros com as compras de Natal este ano, um aumento de 43% face a 2014, ano em que os portugueses gastaram menos dinheiro na época da quadra festiva (271,80 euros).
Os dados são do estudo do IPAM, que é realizado anualmente desde 2009.
“É possível fazer uma comparação dos dados e observar que o consumo no Natal tem vindo a aumentar sucessivamente desde 2014 (de 2009 a 2014, os valores do consumo no Natal diminuíram) e que, neste momento, a despesa média regressa aos valores de 2010”, refere o IPAM em comunicado.
O estudo adianta que “as crianças continuam a ser a razão de ser dos presentes de Natal para a maior parte da população”, destacando-se os brinquedos (45,3%), roupas ou sapatos (21,8%) e livros (10%).
No caso dos adolescentes, a preferência recai entre roupa e sapatos (31,2%), seguindo-se livros (15%) e acessórios (10%). Para os adultos, a roupa e sapatos dominam (35%), seguindo-se os acessórios (21%) e livros (13%).
Mais compras online
O estudo refere, também, uma subida na intenção de compra através da internet, de 2% em 2009 para 6,5% em 2017, ou mesmo na compra exclusivamente online (1% em 2009 e 6% este ano.
No que respeita aos produtos alimentares, 63% dos inquiridos irá comprar bacalhau, 60,1% doces típicos e 56,8% Bolo Rei.
O estudo do IPAM foi feito entre 1 e 12 de dezembro com uma amostra de 470 pessoas.