Por: Mafalda Marques
Um dos setores que mais tem sofrido com as mudanças económicas é o dos transportes de mercadorias. A LASO é uma empresa portuguesa, fruto da fusão de duas PME, que se tornou uma referência nacional do setor.
A LASO foi constituída a 2 de maio de 2007, fruto da união de duas empresas – a Transportes Lamarão e a Solenha – e da vontade dos administradores, Pedro Pedrosa e Paulo Franco, em criar sinergias para o aproveitamento da frota e oferecer vantagens aos seus clientes. LASO é fruto da junção dos nomes das duas empresas. A união tinha como objetivo claro atingir a liderança do setor em Portugal.
A junção de frotas permitiu que os veículos estivessem geograficamente mais dispersos, em Portugal, na Península Ibérica e na Europa, sendo mais fácil dar resposta aos clientes, ter preços mais competitivos e um serviço mais atrativo. De destacar também que as carteiras de clientes das duas empresas tinham muito em comum. A faturação atingiu os 30 milhões de euros no final do primeiro ano. Fazendo o balanço da caminhada de dez anos, Pedro Pedrosa explica a fórmula da resiliência da empresa.
“Fizemos tudo para que tivéssemos a capacidade de responder ao constante aumento da exigência e necessidades dos mercados e dos clientes. Procurámos um modelo de gestão que nos permitisse atingir a liderança do setor. Hoje, podemos assumir que atingimos esse objetivo. No entanto, não perdemos a agressividade comercial que nos caracterizou no início da caminhada. Apostámos na renovação e no aumento da nossa frota, assim como na formação dos nossos colaboradores de forma a estarmos sempre na vanguarda. Tornámo-nos na melhor empresa da Península Ibérica na nossa área e somos, garantidamente, uma das cinco melhores na Europa”, afirma, com orgulho.
Leia a reportagem na íntegra na 7.ª edição da PME Magazine.
(Notícia atualizada às 13.56 horas)