Cinco empresas portuguesas alcançaram a fase final dos Prémios EmpreendedorXXI setoriais, que se realiza em Barcelona nos dias 20 e 21 de março.
Esta iniciativa, impulsionada pelo BPI e o CaixaBank, através da gestora de capital de risco Caixa Capital Risc, contou com a candidatura de 146 empresas portuguesas inovadoras de todo o continente e ilhas.
A Black Block, que se dedica a sistemas solares híbridos de secagem de produtos agroindustriais, e a CoolFarm, que desenvolve soluções inteligentes para produções agrícolas, vão competir na categoria Agroalimentar. A Heptasense, que venceu o Prémio EmpreendedorXXI nas regiões sul e ilhas, foi selecionada para a categoria de Tecnologias de Informação.
A Immunethep, uma biotecnológica que se dedica a desenvolver imunoterapias antibacterianas, alcançou a final na categoria de Ciências da Vida. A Scubic, que desenvolve soluções tecnológicas para empresas do setor das águas, foi selecionada como finalista da categoria de Tecnologias de Informação.
Nesta fase serão atribuídos cinco prémios a nível ibérico às empresas com maior potencial de crescimento nos setores Ciências da Vida, Tecnologias de Informação, Negócios Digitais, Tecnologias Industriais e Agroalimentar. As três empresas finalistas em cada categoria vão receber um programa internacional de crescimento organizado com a Singularity University e a escola de negócios ESADE. Para além deste curso, cada empresa vencedora vai receber um prémio monetário no montante de 25.000 euros.
A edição de 2017-2018 dos Prémios EmpreendedorXXI distribuirá prémios no valor de cerca de 490.000 euros, tornando-se numa das iniciativas para empreendedores com maior relevância na Península Ibérica.
Prémios de referência no empreendedorismo
Os Prémios EmpreendedorXXI, que vão na 11ª edição em Espanha, realizaram-se pela primeira vez em Portugal no âmbito da estratégia do CaixaBank de implementar alguns dos seus programas no nosso país, após o BPI ter passado a fazer parte do Grupo CaixaBank em fevereiro de 2017.
A edição espanhola destes prémios foi lançada em 2007. Desde então, a iniciativa investiu 4,3 milhões de euros em prémios e ações de acompanhamento, que beneficiaram 289 empresas.
Em concreto, foram atribuídos 2,5 milhões de euros em prémios monetários e 1,8 milhões de euros em ações de formação e networking internacional.
Ao longo desta década de história, um total de 5.210 empresas recém-criadas participaram nos Prémios EmpreendedorXXI e mais de 257 empresários, investidores e representantes das entidades ligadas a esta iniciativa participaram nos comités de avaliação e júris.