Segundo o estudo “Turismo em Portugal” o volume de negócio agregado dos principais setores turísticos situou-se, em 2017, acima de 11.100 milhões de euros, o que supõe um aumento de 12,9%, destacando-se os setores de hotelaria e transporte aéreo.
O mercado turístico português tem registado nos últimos anos uma tendência crescente, num contexto caracterizado pelo bom desempenho da procura tanto nacional como estrangeira. O ritmo de crescimento acelerou significativamente em 2017, segundo os dados de volume de negócio, ano no qual alcançou uma variação superior a 10% nos principais setores turísticos (estabelecimentos hoteleiros, agências grossistas e retalhistas de viagens, transporte aéreo, transporte rodoviário de passageiros e rent a car).
Os setores de transporte aéreo e estabelecimentos hoteleiros são os de maior importância, assumindo cerca de 39% e de 33% do mercado turístico total, respetivamente.
O número de hóspedes nos estabelecimentos hoteleiros, por sua vez, superou 20,6 milhões em 2017, registando um crescimento face a 2016 de 8,9%, enquanto as dormidas se elevaram a cerca de 57,5 milhões, 7,4% mais. Nomeadamente, em 2017 destacou-se o notável aumento das dormidas da população estrangeira, situado em 11,5%.
No curto prazo prevê-se uma continuidade do crescimento da procura nacional e internacional, embora com taxas de variação mais moderadas do que em 2017. A concentração empresarial, a internacionalização dos operadores portugueses e o avanço na transformação digital são outras tendências de futuro relevantes.
Estrutura da oferta
A estrutura empresarial tende à concentração em todos os setores, resultado do crescimento dos operadores de maior tamanho, sustentado principalmente em aquisições e fusões de outras companhias, e no encerramento de pequenas empresas pouco rentáveis.
Destaca-se a escassez de grupos turísticos diversificados, que possuem atividade em vários setores do mercado turístico. Deste modo, a ampla maioria das empresas turísticas portuguesas centram a sua atividade num único setor.
Os mercados de transporte aéreo, rent a car e agências de viagens grossistas apresentam o grau de concentração maior. Nos dois primeiros, os cinco operadores líderes reuniram em 2016 quotas de mercado conjuntas de 78% e 56%, respetivamente, enquanto a participação global das cinco primeiras empresas no mercado de agências de viagens grossistas foi de 55%.
Por outro lado, a capacidade hoteleira em Portugal reforçou-se em 2017. Assim, considerando hotéis, estalagens, hotéis-apartamentos, motéis, pensões e pousadas, o número total de camas aumentou cerca de 5%, atingindo cerca de 381.000, enquanto o número de estabelecimentos, pela sua parte, aumentou quase 11%, até alcançar 4.805 nesse ano.
Do ponto de vista geográfico, observa-se uma notável concentração da atividade setorial nas zonas do Algarve, na qual se localizam cerca de 33% das camas, e Lisboa, com cerca de 20%. Seguem-se-lhes as zonas Norte e Centro, em ambos os casos com percentagens sobre o número total de camas de perto de 15%.
Dados Gerais, 2017
Mercado (milhões de euros), 2017 | 11.136 |
· Estabelecimentos hoteleiros | 3.620 |
· Agências de viagens grossistas | 350 |
· Agências de viagens retalhistas | 1.640 |
· Transporte aéreo | 4.300 |
· Transporte rodoviário de passageiros | 627 |
· Rent a car | 599 |
Concentração (quota de mercado conjunta em valor das cinco primeiras empresas), 2016 |
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· Estabelecimentos hoteleiros | 21,3 |
· Agências de viagens grossistas | 54,6 |
· Agências de viagens retalhistas | 40,9 |
· Transporte aéreo | 77,6 |
· Transporte rodoviário de passageiros | 28,1 |
· Rent a car | 56,2 |
Mercado em valor (% var. 2017/2016) | +12,9 |
Fonte: Informe Especial da Informa D&B: “Turismo em Portugal”