Por: Denisse Sousa
Os investigadores Daniel Canedo, Ricardo Ribeiro, Alina Trifan e António Neves são os autores da solução vencedora da Strategic Communications Centre of Excellence 2018, o concurso da NATO na segurança às populações da Aliança Atlântica. Em conversa com os investigadores da Universidade de Aveiro percebemos quais as vantagens desta solução e como pode a ciência aliar-se ao combate ao conteúdo malicioso online.
A modernização dos grupos extremistas é algo cada vez mais presente na sociedade moderna. Seja através de websites ou redes sociais, a população mundial está cada vez mais vulnerável ao conteúdo extremista e malicioso. Aqui, além da intervenção dos meios de segurança, a ciência também pode ter um papel fundamental na criação de ferramentas e soluções para rastreio e dissuasão deste tipo de informação.
É com este mote que o Strategic Communications Centre of Excellence, mais conhecido como StratCom, programa multinacional ativo desde 2014 constituído e acreditado pela NATO, lançou em 2018 a competição virtual “Como detetar uso de vídeo ou fotografia de cariz malicioso online ”.
Este concurso deu a oportunidade a equipas cheias de talento de apresentarem conceitos inovadores e protótipos direcionados para combater atividade maliciosa online.