Home / Internacional / EUROPA / Brexit traz novo banco a Portugal
Brexit traz novo banco a Portugal
Itaú BBA Europe começa a operar em Portugal. | Foto: Distribuição

Brexit traz novo banco a Portugal

Por: Mariana Barros Cardoso

O Brexit, que aconteceu no passado dia 31 de janeiro, trouxe um novo banco para Portugal. O antigo acionista do BPI, banco brasileiro Itaú, volta a ter um banco em Portugal, a partir desta semana.

A procura de brasileiros abastados e a proteção da saída do Reino Unido da União Europeia trouxeram de volta a Portugal aquele que foi o maior acionista do banco português BPI nos anos 90. O banco regressa agora a Portugal, designado como Itaú BBA Europe com uma equipa de 80 pessoas na torre 3 das Amoreiras, Lisboa, sendo subsidiária integral de forma a manter os clientes da União Europeia com os seus serviços de investimento, serviços para grandes empresas e banca privada mais próximo dos clientes brasileiros mais abastados que são o centro do modelo do negócio do banco.

Ao Expresso Thoms Campión, na qualidade de CEO do Itaú BBA Europe, afirma que “Além do negócio de Corporate & Investment Banking, o banco em Portugal pretende também criar uma linha de consultoria para investimento dirigida a clientes Private, tendo em consideração o aumento do número de brasileiros que fixaram residência em Portugal”, avançando que a razão da abertura do banco em Portugal passa por “servir de forma mais próxima os seus clientes no país e assegurar que na sequência do Brexit poderá continuar a servir da mesma forma os clientes na União Europeia”.

Itaú BBA International, sediado em Londres, faz parte do grupo brasileiro Itaú Unibanco, sendo o maior banco do país.