O governo do Brasil anunciou o encerramento de fronteiras, a partir da próxima segunda-feira, a todos os passageiros provenientes do Espaço Económico Europeu, que inclui todos os países da União Europeia, bem como Reino Unido, Islândia, Noruega e Suíça. Entretanto, o Senado decretou o estado de camalidade pública no país.
O governo brasileiro interditou a entrada a passageiros provenientes da Austrália, China, Japão, Coreia do Sul, Austrália e Malásia que não tenham residência no Brasil ou justificação profissional ou familiar para entrar no país. Medidas adotadas para tentar travar o surto de Covid-19, que já conta com mais de 600 infetados no Brasil.
Antes, o governo já proibira a entrada por terra de nacionais da Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru e Suriname.
Entretanto, o Senado federal decretou o estado de calamidade pública no Brasil. Esta foi a primeira votação não presencial em mais de cem anos de Senado. O estado de calamidade permite que os gastos públicos sejam aumentados, mesmo violando as metas fiscais do Orçamento.
Quase 20 mil infetados em Espanha
Entretanto, Espanha continua a braços com o aumento de casos do novo Coronavírus: contam-se já 19.980 casos de infeção no país, mais 2833 do que ontem.
Já morreram mais de mil pessoas e 1588 já recuperaram da doença.
(Notícia atualizada 16.36 horas)