Como gerir a sua motivação e saber o que está em jogo? Estas são algumas perguntas a que terá de responder para melhor executar um projeto.
Tem um projeto de negócio, académico ou pessoal? É fácil surgir a ideia, mas nem sempre é fácil passar da teoria à prática. Por isso, a revista brasileira Exame dá-nos quatro sugestões para melhor executar um projeto.
- Pense no que está disposto a perder: segundo o analista de operações da Fundação Estudar Tito Ribeiro, é importante perceber quanto estamos dispostos a perder com este projeto, até porque iremos investir tempo, recursos e, muito provavelmente dinheiro. O especialista recomenda, por isso, criação de um protótipo do projeto, no qual é possível errar e corrigir rapidamente as situações.
- Gira bem o seu tempo: pense bem nas tarefas que tem para fazer e faça um plano. Divida as suas tarefas por hora e inclua pausas – isto vai ajudá-lo a pensar melhor, diz Tito Ribeiro.
- Retire os excessos: por vezes, a tendência humana é complicar o que pode ser fácil. Segundo o analista, as pessoas criam sempre passos a mais para resolver coisas que poderia ser simples, pelo que é preciso retirar os excessos. Em suma, simplifique.
- Não desanime: quando as coisas não correm como gostaríamos é fácil desmotivar. A motivação tem de ser gerida pelo próprio à medida que surgem problemas. Uma forma de o fazer, diz Tito Ribeiro, é partilhar as suas preocupações com os outros.