Por: Mariana Barros Cardoso
A Akuo, empresa francesa, prevê um investimento até 300 milhões de euros na construção de três centrais solares no Alentejo que conseguiu nos primeiros leilões solares que foram realizados em Portugal no ano passado.
João Macedo, diretor-geral da subsidiaria portuguesa, avança em entrevista ao Jornal Económico que este passo marca a entrada da empresa em Portugal e prevê que as três centrais estejam prontas para arrancar com a produção em 2022. O grupo que vai entrar em Portugal com este negócio foi o grande vencedor dos leilões realizados no ano passado ao ganhar um total de potência de 370MW.
Haverá outra ronda de leilões solares a partir de junho, a segunda ronda vai permitir licitar capacidade de armazenamento e uma capacidade disponível de 700MW concentrada no Alentejo e Algarve, sendo que na primeira ronda os lotes estavam dispersos por todo o país.
O concurso lançado em junho de 2019 do ano passado contou com mais de 64 interessados e um recorde ao alcançar o preço mais baixo de sempre num dos lotes: 14,70 euros por megawatt/hora (MWh).