O Governo Regional dos Açores autorizou retomar as ligações marítimas e aéreas de forma gradual, a partir de 29 de maio.
As ligações aéreas inter-ilhas e as ligações marítimas no Grupo Central do arquipélago dos Açores vão ser retomadas, de forma gradual, a partir de sexta-feira, 29 de maio, anunciou o presidente do Governo Regional Vasco Cordeiro.
Assim, serão retomadas as ligações aéreas e marítimas inter-ilhas “sobretudo no grupo central“, indicou o presidente do executivo regional, adiantando que estão a avaliar a retoma das ligações aéreas operadas pela SATA para Portugal continental em Junho.
Esta é uma “situação que, numa primeira fase, será feita de forma progressiva, que dispensa, naturalmente, alguns dos procedimentos que existem neste momento, em termos de autorizações, mas que será feita de forma gradual“, afirmou Vasco Cordeiro.
Assim, são retomados os voos para todas as ilhas dos Açores, bem como a operação regular de transportes marítimos, que, uma vez que as rotas de ligação entre as Flores e o Corvo já foram retomadas, dizem respeito apenas ao grupo central.
A operação sazonal da Atlânticoline, que costuma realizar-se no verão com um reforço da frota, por enquanto mantém-se cancelada.
“Este passo é dado neste momento porque entendemos que estão reunidas as condições para isso”, afirmou Vasco Cordeiro.
Note-se que os habitantes e empresas do arquipélago aguardavam por esta decisão há algum tempo, em especial, a retoma dos voos para o continente.