Domingo, Novembro 24, 2024
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Recrutar e trabalhar no pós-Covid

Por: Paulo Loja, diretor comercial e de Marketing Estratégico da RHmais

Após o impacto inicial da Covid-19, as empresas mudaram com a necessidade de alterar vários processos, melhorando a tecnologia e as suas estratégias de trabalho para enfrentar a nova realidade. As empresas de recrutamento devem estar cientes disso, se quiserem continuar a ser uma fonte relevante de recursos cruciais para o mercado de trabalho.

A nova realidade de trabalho deve ter o foco na produtividade, com objetivos claros e KPI associados aos prazos de execução. Fatores como o número de horas que cada pessoa trabalha, ou outra abordagem de gestão burocrática menos relevante devem ser deixados para serviços que precisam de gestão de turnos – principalmente nos setores de produção e primários -, nos quais os horários são necessários para garantir a produtividade e um serviço contínuo aos clientes.

O foco na felicidade e na produtividade das pessoas, incluindo um melhor relacionamento e trabalho em equipa, também terá um impulso para combinar os melhores recursos em cada organização e garantir uma alavancagem de diferenciação num mercado cada vez mais difícil, onde apenas os melhores preparados sobreviverão. As empresas de recrutamento precisam de estar sincronizadas com as necessidades do mercado, selecionando as competências certas para garantir o sucesso dessas novas maneiras de trabalhar nas organizações.

Uma pergunta surge no processo de recrutamento para se conseguir as pessoas mais adequadas: o que deve ser verificado com um candidato? O foco deve estar no lado da criatividade ou nas capacidades de execução? Não existe uma resposta afirmativa ou negativa. Depende da função a ser preenchida e da cultura de cada empresa.

O trabalho em equipa é um fator crescente na criação e implementação de projetos bem-sucedidos. A multifuncionalidade está a ter cada vez mais relevância nas equipas com especialistas em várias áreas e com diferentes skills, os quais frequentemente participam em diferentes equipas e projetos dentro da empresa.

Somente a soma e a boa sincronização das várias competências permitem o valor agregado necessário para as organizações e as pessoas envolvidas. Assim, o trabalho de escolher as pessoas certas para as equipas é um fator crítico.

Respondendo à pergunta inicial: não devemos ter equipas focadas apenas na inovação com falta de capacidade de execução, nem uma equipa menos criativa e com boas competências de execução. Portanto, devemos reunir uma equipa com diferentes perfis e recursos de trabalho em equipa para garantir a combinação certa de criatividade e execução.

Além disso, o recrutamento de um líder deve estar de acordo com o tipo de projeto pois nem todos os líderes têm o mesmo perfil. Escolher um líder apenas devido às suas competências técnicas é um erro, pois a eventual falta das competências emocionais corretas elimina o valor acrescentado das técnicas. Também é um erro escolher apenas “estrelas” de várias áreas para as equipas, pois podemos chegar rapidamente a um princípio de Peter coletivo.

As competências de relacionamento, ou soft skills, não trabalhadas adequadamente no nosso sistema educacional muito orientado para as classificações individuais, têm causado ondas sucessivas de estudantes brilhantes recrutados para o mercado de trabalho com excelentes habilidades técnicas, mas muito longe das competências certas para as necessidades da empresa. As organizações nem sempre estão preparadas para gerir este tipo de situação e, muitas vezes, são surpreendidas pelo fracasso de equipas cheias de pessoas brilhantes.

Nos últimos anos, estivemos num rio contínuo e rápido. Agora que estamos no meio da maior queda de água inesperada nas nossas vidas, as nossas organizações devem estar preparadas para o impacto e usar a energia libertada para se mover num fluxo diferente.

Temos de trabalhar e recrutar pessoas para formar equipas fortes, com foco na flexibilidade, criatividade e execução, bem equilibradas com líderes que tenham uma visão clara e alta capacidade de relacionamento para aproveitar as oportunidades de negócio que surgirão na nova era.

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