A black friday e a cyber monday, os dois maiores dias de promoções a nível mundial, registaram valores de vendas online superiores aos anos anteriores, principalmente por causa das restrições de circulação impostas devido à pandemia.
Um estudo desenvolvido pela Salesforce, estima que, no fim de semana das grandes promoções, o total de gastos dos consumidores de todo o mundo ultrapassou os 86 mil milhões de euros.
Por motivos associados ao combate à pandemia de Covid-19, a maioria das vendas ocorreu em formato online, contrastando com a tendência de anos anteriores, cujas compras eram feitas diretamente nas lojas físicas.
Em comunicado enviado à imprensa, a consultora refere que “a black friday chegou a máximos históricos, com um crescimento de 30% e um total de vendas de 51,3 mil milhões de euros, com os consumidores a passarem mais tempo online, a gastarem uma média de 87 euros e a obterem descontos médios de 26%”.
De acordo com a Salesforce, os setores que mais vendas registaram foram a alimentação e bebidas (+114%), a decoração (+64%) e a saúde e bem-estar (+44%), em comparação com 2019.