Sexta-feira, Novembro 29, 2024
InícioEmpresasComissão Europeia avança com programa de apoio a PME

Comissão Europeia avança com programa de apoio a PME

O projeto prevê apoiar 42 startups e pequenas e médias empresas (PME) em 178 milhões de euros, em troca de participações mínimas de 10% nas ações das empresas.

Com início marcado para hoje, a primeira ronda de investimento tem por base o fundo de 178 milhões de euros, disponibilizado pelo Conselho Europeu de Inovação (EIC) a 42 empresas.

Em contrapartida, as startups e PME envolvidas terão de ceder uma participação de 10% a 25% das suas ações à Comissão Europeia, cuja participação é apenas temporária, uma vez que Bruxelas pretende sair a curto prazo e com algum lucro face ao investimento inicial.

Com esta iniciativa o EIC prevê “desenvolver e ampliar inovações revolucionárias na saúde, economia circular, produção avançada e outras áreas”, conforme explicou em comunicado oficial.

Na mesma nota, o executivo europeu esclarece que “esta é a primeira vez que a Comissão faz investimentos diretos de capital próprio ou financiamento misto (…) em startups, com participações que se espera que variem entre 10% e 25%”.

Cada uma das empresas poderá vir a receber entre 500 mil e 15 milhões de euros, em alguns casos com uma subvenção adicional concedida através do programa de aceleração do EIC.

No total, foram 10 mil as candidaturas analisadas ao longo de 2019 e 2020, que resultaram em 42 empresas “finalistas”. De acordo com o EIC, “um terço das propostas superaram os requisitos”, o que significa que “um grande número de projetos era de grande qualidade”.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category