Home / Sociedade / Biojam aumenta distribuição de testes rápidos à covid-19
Biojam é pioneira na produção de testes de saliva para despistagem da covid-19.
Biojam é pioneira na produção de testes de saliva para despistagem da covid-19. (Foto: Divulgação)

Biojam aumenta distribuição de testes rápidos à covid-19

Farmacêutica assinou um acordo com um fornecedor sul-coreano para poder colocar no mercado português mais de dois milhões de testes de saliva. A previsão de distribuição é de um milhão de testes por semana.

Ao contrário dos testes de antigénio para despistagem da covid-19, que recorrem a zaragatoas para recolha de amostra, os novos testes de saliva – testes rápidos – podem detetar, em cerca de 15 minutos, possíveis casos positivos da doença.

Em comunicado, Carlos Monteiro, CEO da Biojam Holding Group, explica que, com este novo método de testagem, é possível “eliminar o desconforto mantendo a segurança dos testes, que apresentam uma especificidade de 100% e uma sensibilidade de mais de 94%”.

Na mesma nota, o responsável apela ao confinamento das famílias, mantendo todos em segurança através da realização de um teste rápido.

“Confinar infetado pode ser um drama familiar quando afeta pessoas com fatores de risco associados”, salienta.

Para já, o teste rápido PCL COVID19 Ag Gold saliva está apenas disponível em clínicas e laboratórios de análises clínicas registados na ERS, realizados por profissionais de saúde ou sob o acompanhamento destes.

A farmacêutica Biojam, pioneira na produção de testes rápidos, espera ainda que estes testes possam também ser distribuídos por farmácias comunitárias, num contexto “mais tranquilo e confidencial” para os cidadãos.