Joana Lino assume o cargo aos 38 anos, numa altura em que a Bosch prevê continuar a reforçar o seu centro de engenharia em Aveiro, recrutando cerca de 50 engenheiros até ao final de 2021, com foco no desenvolvimento de software.
As novas contratações inserem-se no desenvolvimento de bombas de calor e na indústria 4.0, estando igualmente previsto um “projeto inovador” com a universidade de Aveiro, com o objetivo de “posicionar a Bosch como uma empresa reconhecida pelo seu centro de competências nestas áreas tecnológicas”, afirma a nova Diretora de Recursos Humanos.
Ao assumir o cargo, a nova Diretora de Recursos Humanos recorda o trajeto na empresa, salientando que o seu pensamento “foi escolher o local onde iria aprender mais”.
Licenciada em Psicologia Social, Comunitária e das Organizações pela Universidade do Minho, Joana Lino integrou a equipa de Recursos Humanos da Bosch em 2007, tendo assumido a função de Human Resources Country em 2013, na qual implementou vários projetos e definiu políticas de Recursos Humanos a nível nacional. Em 2016, é promovida a Group Leader no departamento de Recursos Humanos da Bosch em Aveiro.
Atualmente, a empresa conta com cerca de 1250 colaboradores em Aveiro, prevendo ainda recrutar cerca de 50 engenheiros, tendo nesta cidade o seu centro de competências para aquecimento de água, um centro de engenharia de software para diferentes áreas de negócio e as atividades de produção de esquentadores para a Europa e América do Norte.
Confiante de que os resultados futuros estão assegurados a médio prazo, a Diretora de Recursos Humanos acredita que “Portugal acrescenta valor à empresa, sendo muito atrativo no Grupo Bosch, tornando-se um caso especial de competências técnicas e pessoais”.