De acordo com os dados da EUROSTAT, relativos a janeiro de 2021, Portugal é o país da Europa que apresenta a maior descida em relação aos preços dos pacotes de comunicação, que são usados por cerca de 86% das famílias portuguesas. Números reforçam a dinâmica competitiva do mercado de comunicações eletrónicas português.
De acordo com os dados do mais recente estudo da EUROSTAT, Portugal é líder europeu em termos da descida dos preços de serviços de comunicação. Os dados são relativos a janeiro de 2021, e a EUROSTAT alerta que esta se trata de uma análise meramente comparativa em relação à evolução dos preços dos vários países europeus.
Ainda assim, é possível analisar a evolução dos preços de telecomunicações em Portugal, salientando a descida de 5,5% em relação ao mesmo período de 2019. Em termos muito gerais, os 27 países da União Europeia, mantiveram a mesma média de preços nestes serviços.
Tendo em conta o último ano, a competitividade do setor nacional também deve ser realçada pela positiva, uma vez que, em média, este índice de preços reduziu cerca de 1,9%, valor superior à média europeia, que apresenta uma descida de 0,3%.
Se tivermos em conta os preços em bundle, ou seja, os pacotes de serviço aos quais 86% das famílias adere atualmente, Portugal é o país onde os preços mais baixaram nos últimos anos, apresentando uma redução de 3%.
Em sentido oposto, a Polónia foi o país onde os preços em bundle mais subiram, com um aumento de 6,4% nos preços dos mesmos. Além da Polónia, também Hungria e Holanda apresentaram aumentos elevados no preço destes serviços, com 5,6% e 2,6%, respetivamente. De registar ainda que, a seguir a Portugal, o país que mais desceu os preços foi a Áustria, com uma redução de cerca de 2,6%.