Home / Empresas / Casa Impacto apoia projetos empresariais de inclusão
Casa Impacto apoia projetos de inclusão
Programa terá um orçamento total de 500 mil euros (Foto: Santa Casa da Misericórdia)

Casa Impacto apoia projetos empresariais de inclusão

A Casa Impacto, um hub de empreendedorismo da Santa Casa da Misericórdia, vai apoiar projetos empresariais de inclusão e diversidade social, num programa liderado por Inês Sequeira e que conta com um orçamento de 500 mil euros. Programa insere-se na agenda dos temas eleitos a abordar este ano no apoio a diversos projetos.

A Casa Impacto vai, assim, apoiar projetos de inclusão baseada na premissa de que as organizações serão mais inovadoras e competitivas quanto mais diversas forem internamente, a nível de género, idade, nacionalidade ou outras diferenças.

Em sessão promovida pela Casa Impacto, a presidente da GRACE, Margarida Couto, afirmou a importância de várias empresas de renome, a nível mundial, estarem já a realizar progressos nesta área, estabelecendo parcerias apenas com outras empresas que se foquem nas questões de igualdade e inclusão social. Recorde-se que a GRACE é uma associação que engloba mais de 180 empresas, com a responsabilidade social e sustentabilidade a ocuparem o centro das suas ações.

A diretora da Casa Impacto, Inês Sequeira, aborda a importância da call to action, realizada junto das empresas, no sentido de as sensibilizar para estas temáticas, de forma a que assumam compromissos para implementar projetos relativos às mesmas.

Neste sentido, também os objetivos do Milénio levam a que a Comissão Europeia se mostre empenhada em desenvolver programas de apoio à igualdade e diversidade, mantendo-se em linha com a Estratégia Europeia para a Inclusão e Igualdade, desenvolvida para apoiar áreas como a origem étnica, a religião, as deficiências, a idade, a orientação sexual ou a identidade de género.

Desta forma, a Casa Impacto irá apostar em inverter o paradigma da desigualdade social, com os projetos empresariais que englobarem este programa a contarem com financiamentos iniciais de cerca de 20 mil euros, podendo chegar aos 100 mil euros no caso de se tratar de um produto já validado.

Para além dos apoios financeiros, os projetos englobados terão ainda ferramentas de capacitação e incubação ao seu dispor, sendo apoiados por mentores que irão apoiar o desenvolvimento dos mesmos. 

A Casa Impacto quer apoiar um vasto leque de empresas, das mais variadas áreas, abrangendo instituições diversas como a EDP ou a Fundação Calouste Gulbenkian, a título de exemplo.