A Universidade Católica Portuguesa lançou uma plataforma de apoio à internacionalização das empresas portuguesas, a Católica International Business Platform, que vai catalisar o ecossistema nacional para a internacionalização, através do conhecimento e da exploração de sinergias.
Com o objetivo de responder aos atuais desafios da globalização, sustentabilidade, transformação digital e incerteza do cenário pandémico, a Católica Lisbon School of Business & Economics vai lançar uma plataforma para a internacionalização, visando impulsionar o crescimento das empresas portuguesas através da partilha de conhecimentos e da exploração de sinergias.
Esta plataforma vai arrancar com a participação de três empresas portuguesas de referência e que fazem parte do núcleo fundador deste projeto: a Sumol-Compal, a Delta e o Grupo Tecnimede. Estas empresas apresentam uma experiência sólida a nível internacional, estando abertas a novos modelos de internacionalização. A iniciativa é de âmbito nacional e destinada a vários setores, sendo dirigida a empresas (especialmente de média dimensão).
Deste modo, o projeto vai desenvolver colaborações com as empresas que já fazem parte do núcleo fundador, criando abordagens apelativas para desenvolver competências empresariais e incentivar novas gerações de gestores portugueses a abraçarem carreiras internacionais em empresas nacionais.
O vice-reitor da Universidade Católica, Miguel Athayde Marques, afirma que esta plataforma “foi concebida em prol do ecossistema empresarial português, mas também beneficiará a universidade, cumprindo-se a sua missão formativa e transformadora da sociedade”.
De referir que no próximo dia 30 de março será feita a apresentação da Católica International Business Platform, em formato digital, contando com a presença das empresas aderentes e englobadas no núcleo fundador, mencionadas anteriormente.