O Abanca reforçou o seu negócio com a aquisição do Novo Banco em Espanha, superando os 100.000 milhões de euros de volume de negócio e aumentando o posicionamento no país vizinho, conforme previsto no seu Plano Estratégico. Esta é a sexta operação corporativa do banco desde 2014.
O Abanca anunciou a compra do Novo Banco em Espanha, numa operação que leva o banco a atingir os 100.000 milhões de euros de volume de negócio, reforçando o seu posicionamento na área de banca pessoal e privada e na área de empresas.
Com a referida operação, o Abanca passa a ter um volume de ativos de 71.338 milhões de euros, numa gestão de mais de 42 milhões de euros de crédito a clientes, cerca de 46 milhões de euros de depósitos e perto de 12 milhões de euros de passivos fora do balanço. O banco passará ainda a contar com 6.312 colaboradores e 745 agências.
Por seu turno, o Novo Banco apresenta um volume de negócio de 4.287 milhões de euros, dispondo de 10 agências situadas em centros urbanos e uma equipa de 172 colaboradores, numa rede de 102 agentes financeiros especializados.
Com este reforço de posicionamento, o Abanca tem vindo a seguir o seu Plano Estratégico, contando com aquisições da rede de retalho e private banking do Deutsche Bank, em Portugal, do Banco Caixa Geral, em Espanha e do Bankoa, entre outros. Ao todo, foram seis as operações corporativas do Abanca desde 2014.
O banco tem vindo a implementar um modelo de integração de outras entidades com estas operações corporativas. Além deste eixo de ação, o Abanca vem apostando na área de negócio de empresas, especialmente nas operações fora do balanço e na atividade de cross border.
Desta forma, a aquisição do Novo Banco perspetiva o crescimento do Abanca noutras áreas, como os seguros, com estas sinergias a permitir ao banco um avanço significativo na melhoria da sua eficiência, outro dos pontos presentes no seu Plano Estratégico.