Home / MERCADO / Economia / “Bazuca” financeira: mais dinheiro para Cultura e Mar
Bazuca financeira Cultura Mar
Aposta passa pela digitalização, resiliência e alteração climática (Foto: Pixabay)

“Bazuca” financeira: mais dinheiro para Cultura e Mar

A “Bazuca” financeira irá disponibilizar mais dinheiro para o Plano de Recuperação e Resiliência, que, de acordo com o ministro do Planeamento, Nelson Sousa, deverá ser investido nos setores da Cultura e do Mar, em mecanismos de digitalização e conhecimento da plataforma marítima portuguesa. No total, o financiamento prevê uma injeção de 13,9 mil milhões de euros em subvenções.

De acordo com o ministro, a “Bazuca” financeira irá permitir ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) um maior investimento na Cultura e no Mar, em mecanismos de digitalização e conhecimento da plataforma marítima portuguesa.

O ministro aponta para um investimento nestes setores, não revelando as verbas em causa ou qualquer projeto em particular, uma vez que o Conselho de Ministros ainda terá de aprovar o referido Plano de Recuperação e Resiliência, com as negociações com Bruxelas ainda a decorrer.

Assim, o PRR prevê 36 reformas e 77 investimentos nas áreas sociais, clima e digitalização, num montante total de 13,9 mil milhões de euros em subvenções. Além disto, estão ainda previstos cerca de 2,7 mil milhões de euros em empréstimos, ainda não assegurados pelo novo Fundo de Recuperação da União Europeia.

Com o apoio da famosa “bazuca” financeira, o objetivo do governo irá agora voltar-se para uma aposta baseada em três dimensões principais, depois do diagnóstico de necessidades e desafios analisado. A resiliência, a transformação climática e a transição digital, serão, assim, a nova aposta deste mecanismo financeiro.