Em 2020, a rede de supermercados Mercadona atingiu uma faturação de 26.932 milhões de euros, num aumento de 5,5% das vendas que lhe permitiu criar novos postos de trabalho em Portugal e Espanha. Do valor da faturação total, cerca de 186 milhões de euros são provenientes de lojas portuguesas.
A rede de supermercados espanhola, Mercadona, terminou a atividade relativa a 2020 com valores históricos para a marca, numa faturação total de 26.932 milhões de euros. A empresa aumentou ainda as suas vendas em 5,5%, com as lojas portuguesas a representarem 186 milhões de euros do total faturado pela empresa.
Em comunicado, a Mercadona afirma que “estes resultados são um claro indicador de determinação” acrescentando que o objetivo passa por contribuir para a transformação do modelo de negócio da empresa de modo a torná-lo “mais digital, produtivo e sustentável”.
Recorde-se que, em Portugal, a empresa já conta com cerca de 20 supermercados e a previsão para 2021 é de poder abrir mais nove lojas no país. No último ano, os supermercados Mercadona geraram mais de 4.200 postos de trabalho em Espanha e 800 em Portugal. Com as novas lojas a abrir no país, a empresa ambiciona ainda que se possam criar mais 500 novos postos de trabalho.
Nesse sentido, a Mercadona irá investir cerca de 150 milhões de euros, depois de já se ter visto obrigada a adaptar as suas instalações e a forma como opera, por força da atual situação pandémica, de forma a garantir a total segurança dos seus colaboradores.
Para além disso, consciente do impacto social causado pela pandemia, a empresa decidiu desenvolver iniciativas no âmbito da saúde, compromissos solidários, bem como doações de alimentos e de produtos de limpeza a centros de acolhimento temporários para doentes da Covid-19 e pessoas desfavorecidas.
Ao longo do ano passado, a rede de supermercados continuou a desenvolver-se a nível digital, num processo que se acentuou ainda mais devido aos confinamentos em Portugal e Espanha. Ainda assim, a sua missão a nível de sustentabilidade não parou, dado que, ao longo do ano passado, instalou placas solares nas suas lojas e acelerou o compromisso de tornar a empresa mais ecológica.
Com esse intuito, foram colocadas em prática várias medidas a ser atingidas até 2025, como “reduzir em 25% os plásticos, tornar todas as suas embalagens recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico”, como avançam em comunicado.