Home / Empresas / Startup The Equal Food Co. vence RISE for Impact
Rise for Impact cabazes de Fruta The Equal Food Co. startup responsabilidade ambiental sustentabilidade alimentos desperdício alimentar
Rise for Impact distingue vencedoras da segunda edição (Foto: Unsplash)

Startup The Equal Food Co. vence RISE for Impact

A startup The Equal Food Co., que entrega cabazes de legumes e frutas, vence a segunda edição do programa de aceleração para negócios de sustentabilidade RISE for Impact, que está ligado aos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A iniciativa RISE for Impact, que está de acordo com os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e procura por empresas com inovações sustentáveis inovadoras, anunciou hoje o startup The Equal Food Co. como vencedora da segunda edição.

A vencedora levou para casa três mil euros e terá o seu projeto incubado na Casa do Impacto – o hub de empreendedorismo e inovação social –, em Alcântara, Lisboa. Alberto Mojtar, CEO e cofundador do projeto acredita que esta vitória “vai permitir à Equal Food continuar a desenvolver o seu serviço e preparar a expansão para outras cidades e comunidades”.

A startup The Equal Food foi fundada em 2019 com o objetivo de combater o desperdício alimentar. Nesse sentido, a empresa propõe oferecer “uma solução sustentável, saudável e conveniente aos nossos clientes: um cabaz semanal de produtos frescos e imperfeitos dos agricultores regionais entregue diretamente à porta” dos seus clientes, como se pode ler no site oficial da Equal Food.

Em segundo lugar, com “um prémio de dois mil euros, ficou a empresa Ambigular, que desenvolve oficinas de storytelling com comunidades marginalizadas”. Para completar o pódio, a Matter, uma CleanTech que oferece soluções premium e de valor acrescentado, de design e arquitetura, através da utilização de subprodutos e resíduos orgânicos, levou um prémio na ordem dos mil euros. Sendo que estas duas startups também vão ter direito a incubação gratuita na Casa do Impacto durante um ano.

A diretora da Casa do Impacto, Inês Sequeira afirma que “aos poucos a inovação ambiental e social está a acontecer, mas incentivos como o RISE for Impact, que promove o desenvolvimento dos negócios”, é essencial.

Quando questionado sobre a vencedora, Inês Sequeira diz que “a Equal Food Co. fez um percurso ao longo dos meses do programa que mereceu maior destaque por parte do júri da Casa do Impacto”. No entanto, não esquece que “os três finalistas são, sem dúvida, exemplos de soluções capazes e necessárias no mercado”.

Alberto Mojtar explica ainda que “o RISE for Impact foi uma oportunidade fantástica para repensarmos algumas estratégias core e objetivos. Com o apoio da Casa do Impacto, das sessões de capacitação e mentoria, fomos capazes de ultrapassar este período, fazer a transição, dar passos claros para crescer e abraçar novos desafios.

Relativamente à terceira edição, as candidaturas já se encontram abertas. Para captar a atenção de potenciais concorrentes, o hub de empreendedorismo e inovação social “está a dinamizar um roadshow digital com seis pit stops em Portugal”.

A terceira edição do RISE for Impact terá início em outubro e será constituída por três fases: o bootcamp intensivo com os 30 projetos selecionados; seguindo-se para a fase de aceleração, já com apenas dez projetos; finalmente para a última fase transitam apenas três startups e em abril de 2022, é escolhido um vencedor, ao qual será entregue um prémio de três mil euros.