A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen vai estar em Lisboa na próxima quarta-feira, dia 16 de junho, para anunciar a aprovação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) português.
É na próxima semana que Ursula von der Leyen, a presidente da Comissão Europeia, se desloca a Lisboa com o objetivo de anunciar formalmente a aprovação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) português, entregue no passado dia 22 de abril.
A visita da presidente foi anunciada esta manhã por uma porta-voz da Comissão, Dana Spinant, que explicou que “o objetivo é entregar, em mãos, o resultado da nossa avaliação e nossa recomendação para que o Conselho aprove os PRR”.
De acordo com a informação avançada pelo Expresso, von der Leyen quer “ainda visitar projetos que vão ser financiados no âmbito do PRR”, de modo a lembrar aos países “as prioridades europeias”. Recorde que estas propostas irão absorver grande parte dos 750 mil milhões de euros do Fundo de Recuperação.
É, então, esperado que a presidente visite Portugal e Espanha na quarta-feira e que, no dia seguinte, siga para a Grécia e Dinamarca, terminando a sua viagem no dia 18, no Luxemburgo. No que concerne aos restantes países, não existem ainda datas para a finalização das avaliações relativas aos planos.
Os quatro países, que receberão a visita de Ursula von der Leyen, encontram-se “na fase final de avaliação”, e espera-se que os planos sejam aprovados já na próxima reunião do colégio de comissários, que terá lugar terça-feira. Posteriormente, a decisão será anunciada no dia seguinte para Portugal e Espanha.
De salientar que, até ao momento, foram entregues 23 planos à Comissão Europeia, ficando a faltar o da Bulgária, Países Baixos, Estónia e Malta.