A aplicação EcoClass, criada no âmbito da competição Apps for Good Portugal, acaba de vencer a final do Apps for Good UK, sendo a mais votada na escolha do público.
A EcoClass, a aplicação com conteúdos ecológicos com o objetivo de ensinar os mais novos a serem mais ecológicos através de tarefas, um jogo, mapas, etapas, questionários, frases, dicas e competições entre alunos e turmas, é a vencedora da competição Apps for Good UK, uma das maiores competições mundiais de aplicações.
A competição internacional é desenvolvida no âmbito de “um programa educativo tecnológico que desafia alunos e professores a desenvolverem aplicações para resolverem problemas sociais”. Em concurso estavam 15 equipas finalistas, distribuídas por cinco categorias, sendo a categoria “Global Innovators” aquela em que a EcoClass estava a competir.
A aplicação foi criada pelos alunos Anna Dornelas, Maria Fortunato e Victor Dornelas da Escola Secundária de Vila Verde. A EcoClass foi o único projeto selecionado para representar Portugal no concurso internacional, arrecadando o Prémio do Público.
A aplicação surgiu no âmbito do programa Apps for Good, lançado pelo CDI Portugal, que tem como finalidade incentivar alunos e professores a desenvolver aplicações, recorrendo ao uso da tecnologia, “que possam contribuir para a resolução de problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo em que vivemos”.
O programa decorreu ao longo do ano letivo, e tanto os professores como os alunos tiveram acesso a conteúdos online com uma metodologia de projeto de cinco passos. Para além destes conteúdos, os participantes contaram com uma rede de especialistas, “para prestar todo o apoio de esclarecimento de dúvidas”.