Por: Pedro Magalhães, diretor de Comércio Internacional na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa
São inúmeras as empresas que procuram os mercados internacionais para expandir os seus negócios e aumentar as suas receitas. Mas a verdade é que muitas delas não estão preparadas, nem sequer minimamente conscientes de todo o processo que está envolvido até se conseguir alcançar os objetivos propostos. A tentação é muita e as promessas de facilitismos abundam.
A internet veio simplificar muitos processos e as reuniões virtuais aceleraram a ideia de que conseguimos chegar mais rápido, de forma fiável e com sucesso a potenciais compradores a nível internacional. Mas quem acompanha estes processos há muitos anos sabe que não é bem assim. Apesar de estarmos muito mais bem preparados enquanto país e ao nível das empresas em geral, no que respeita à abordagem aos mercados internacionais, o processo de internacionalização não é fácil, não é barato e não é rápido.
Assine a PME Magazine em papel ou subscreva gratuitamente a edição digital aqui.