Quarta-feira, Novembro 27, 2024
InícioMercadoEconomiaExportações portuguesas de bens atingem os 26 mil milhões

Exportações portuguesas de bens atingem os 26 mil milhões

Nos primeiros cinco meses deste ano, as exportações portuguesas de bens atingiram os 26 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 470 milhões face a 2019.

Entre janeiro e maio registou-se o valor mais elevado de exportações de bens dos últimos dois anos. De acordo com o comunicado da AICEP Portugal Global, em março foi o mês com o montante mais elevado com 5,8 mil milhões de euros.

As exportações cresceram tanto nos mercados na União Europeia e nos Países Terceiros. Ainda assim, Espanha foi o principal cliente, registando “um aumento de 511 milhões de euros relativamente a 2019, seguindo-se França, Gibraltar, Marrocos e Japão”.

Abaixo do valor registado encontram-se as exportações para a Alemanha, Reino Unido, Angola, Canadá e Áustria.

No que respeita aos produtos mais exportados encontram-se os Veículos e Outro Material de Transporte, mas mesmo assim as vendas ficaram abaixo do registado em 2019. Por oposição, registaram-se aumentos nas exportações das Máquinas e Aparelhos, dos Metais Comuns, dos Plásticos e Borracha, dos Químicos e dos Agrícolas.

De salientar que entre janeiro e abril deste ano, Portugal foi o 16º principal exportador “com um peso de 1,2% na União Europeia 27, subindo uma posição no ranking face a igual período de 2020 e 2019”. Também, “em percentagem, o crescimento das exportações portuguesas de bens foi superior aos crescimentos médios da União Europeia 27 e da Zona Euro 19”.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category