Home / Empresas / Exportação de vinho do Alentejo cresce 20%
vinho do alentejo
Exportações geraram 32 milhões de euros em receitas (Foto: Pexels)

Exportação de vinho do Alentejo cresce 20%

As exportações de vinho do Alentejo cresceram 20% em valor com 32 milhões de euros de receita gerada no primeiro semestre de 2021.

Segundo os dados do INE revelados pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), o vinho do Alentejo cresceu em números no que diz respeito à exportação, tendo, inclusive, superado os resultados atingidos pela região no período pré-pandémico.

Foi anunciado que foram comercializadas cerca de 12 milhões de garrafas para o mercado externo, o que se traduz em mais de 9 milhões de litros exportados (+14%) em comparação com período homólogo do ano anterior. Também o preço médio por litro de vinho acompanhou a tendência de subida, com um aumento de 5%, para 3,48€ por litro. 

Segundo o comunicado enviado, os mercados brasileiros (+34% em valor e +27% em litros), suíço (+16% em valor e +8% em litros), norte-americano (+7% em valor e -0,2% em litros) e do Reino Unido (+123% em valor e +85% em litros) alavancaram os resultados positivos. Também os mercados asiáticos cresceram entre janeiro e junho, com a China a fechar o semestre em níveis pré-pandemia e um aumento de compras de vinho alentejano face a 2020 (+15% em valor e +13% em litros) e Macau a superar os resultados totais alcançados nos últimos dois anos (+227% em valor e +192% em litros).

“Este crescimento na primeira metade do ano é um sinal muito positivo dos valores que podemos vir a obter este ano, uma vez que, habitualmente, os segundos semestres são mais fortes na exportação. Estamos confiantes que 2021 possa revelar-se o ano com melhores resultados, desde que há registo”, antecipa Francisco Mateus, presidente da CVRA.

O presidente da CVRA salientou, ainda, “a excecional reação dos produtores alentejanos que estão a conseguir trabalhar muito bem os mercados internacionais apesar das dificuldades impostas pela pandemia que já dura há um ano e meio e que torna mais difícil acompanhar localmente os mercados e o trabalho dos importadores e retalho”.