O governo atualizou esta sexta-feira, 31 de dezembro, os valores das bolsas de estágio comparticipadas pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). Os novos valores publicados em Diário da República entram em vigor a 1 de janeiro e apenas pagarão abaixo do salário mínimo quem tenha qualificações que não vão além do ensino secundário.
De acordo com o website Dinheiro Vivo, os novos valores da bolsa representam subidas que vão dos 5% aos 31%, consoante as qualificações dos estagiários, com uma valorização maior para as qualificações mais baixas.
O valor mínimo de bolsa atribuído a quem não estudou depois do 9.º ano tem uma subida de 31%, equivalente a cerca de 134 euros.
Já para quem concluiu o ensino secundário, o valor de bolsa sobe para os 620,48 euros, sendo assim um aumento de 18%.
No caso de quem concluiu cursos de dupla certificação do ensino secundário, a bolsa passa de 614,33 para 709,12 euros, passando para os estagiários licenciados, este obtém um incremento na bolsa de IEFP próximo dos 100 euros.
Para as qualificações ao nível de mestrado, o valor de bolsa passa dos 921,5 euros para 975,04 euros, numa subida de 6%. Por fim, os valores das bolsas IEFP para doutorados passam para 1108 euros, uma subida de 5% representando mais 54,86 euros.