A Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios (APEGAC) mostrou-se satisfeita com a decisão do Ministério das Infraestruturas e da Habitação em manter o foco na regulação das empresas de gestão e administração de condomínios.
Vítor Amaral, presidente da direção da APEGAC, defende a importância de haver controlo e critérios para serem cumpridos antes de uma empresa ser autorizada a exercitar no setor da gestão de condomínios.
“É fulcral que haja introdução de requisitos de licenciamento que introduzam critérios de idoneidade e de preparação técnica, através de formação adequada. O setor não pode continuar sem regulação, pois, desta forma, qualquer pessoa sem formação, nem competência específica, poderá abrir uma empresa de gestão de condomínios e o seu eventual mau funcionamento não será controlado por ninguém”, sublinha o presidente da direção da associação.
Todos os meses são reportadas centenas de queixas às autoridades competentes contra estas empresas, pelo que a Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios, relembra a importância do estabelecimento de medidas para regular o setor.