Por: João Monteiro
A Administração do Porto de Lisboa, SA. (APL), iniciou os procedimentos necessários para a certificação de um aeródromo naval no rio Tejo, na zona do Mar da Palha, no âmbito do centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul, por Sacadura Cabral e Gago Coutinho, que se assinalou este domingo.
Esta iniciativa criada pela Administração do Porto de Lisboa (APL) permitirá dar resposta ao número crescente de entidades na área do turismo que têm manifestado interesse nesta atividade, em Lisboa. Será gerida pela APL e o “processo de certificação envolverá um conjunto alargado de entidades de onde destacamos a ANAC, a CML, CPL, etc.”, revelou a instituição numa nota de imprensa.
“Ao longo dos anos temos vindo a receber manifestações de interesse de entidades privadas que pretendem realizar voos turísticos em hidroavião, dando a conhecer a cidade de Lisboa e arredores de uma forma diferente aos turistas. Assim, recriamos, de certa forma, uma atividade que em tempos já aconteceu no rio Tejo, quer na Doca do Bom Sucesso, quer na Doca dos Olivais”, refere Ricardo Medeiros, administrador da APL.
Todas as operações de voo serão realizadas com planos de voo submetidos, aprovados e controlados pelas autoridades aeronáuticas. Quando o hidroavião amarar, irá comportar-se como qualquer embarcação respeitando as regras náuticas sem qualquer diferença ou conflito com a restante navegação marítima.