Por: Sérgio Ferreira, coordenador de área Digital & Innovation na SGS Portugal
Estamos atualmente a viver um admirável mundo novo em que, através do uso intensivo da tecnologia, é possível inovar, otimizar processos, baixar custos e aceder a informações vitais para os negócios, dando origem a tomadas de decisão em tempo real.
Esta nova realidade, que está claramente a mudar as nossas vidas, deve-se ao facto de estarmos permanentemente ligados, em contacto e a comunicar, trazendo consigo novas oportunidades para todos, cidadãos e empresas, sendo fundamental que o nosso tecido empresarial acompanhe esta tendência e lidere o processo de transformação digital das empresas, tão necessário e crucial para a economia portuguesa.
Lançados em fevereiro de 2021, no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia, os “Selos de Maturidade Digital” têm como objetivo fomentar o incremento de maturidade digital nas organizações portuguesas em quatro pilares fundamentais: cibersegurança; privacidade e proteção de dados; acessibilidade e sustentabilidade. Cada pilar encontra-se dividido em três níveis: bronze, prata e ouro, sendo cada um deles composto por um conjunto de requisitos técnicos, humanos e organizacionais que, quando implementados e certificados, contribuirão ativamente para o aumento da maturidade digital das empresas, da confiança por parte dos consumidores e da segurança para todos os utilizadores dos serviços digitais.