Por: João Monteiro
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu, esta quinta-feira, manter as taxas de juro e afirmou que as compras de ativos vão terminar no terceiro trimestre do ano. Em relação à inflação, o banco admite que a mesma vai permanecer elevada nos próximos meses.
Em comunicado, a instituição afirmou que decidiu manter as taxas de juros nos níveis atuais: “A taxa de juro aplicável às operações principais de refinanciamento e as taxas de juro aplicáveis à facilidade permanente de cedência de liquidez e à facilidade permanente de depósito permanecerão inalteradas em 0,00%, 0,25% e −0,50%, respetivamente.”
“Quaisquer ajustamentos das taxas de juro diretoras do BCE ocorrerão algum tempo após o termo das aquisições líquidas ao abrigo do APP e serão graduais”, acrescentou ainda.
Relativamente à inflação, o BCE revela que “subiu significativamente e permanecerá elevada nos próximos meses, sobretudo devido ao aumento acentuado dos custos energéticos (…) As pressões inflacionistas intensificaram‑se em muitos setores”, concluiu a instituição.
“Nas atuais condições de elevada incerteza, o Conselho do BCE manterá as opções em aberto, o gradualismo e a flexibilidade na condução da política monetária. O Conselho do BCE tomará as medidas necessárias para cumprir o mandato do BCE de manter a estabilidade de preços e contribuir para a salvaguarda da estabilidade financeira”, fechou o comunicado do banco.
O Conselho do BCE considerou ainda que os dados que passaram a estar disponíveis desde a última reunião reforçam a expectativa de que as aquisições líquidas de ativos ao abrigo do seu programa de compra de ativos (asset purchase programme – APP) sejam concluídas no terceiro trimestre deste ano.