Por: Diana Mendonça
António Costa Silva, ministro da Economia, revela que as projeções para o conjunto do presente ano são positivas. Segundo o ministro, antevê-se um “bom” crescimento económico no segundo trimestre e um ligeiro abrandamento no terceiro trimestre do ano, já as previsões para a reta final do ano serão um pouco diferentes.
“A economia portuguesa tem uma dinâmica endógena, que é muitas vezes subestimada, e acho que o ano de 2022 está a revelar exatamente isso aos olhos de todos. Tivemos no primeiro trimestre deste ano um crescimento de 11,9%, foi o maior da zona euro (…) o segundo trimestre também vai ser bom, creio que o terceiro vai ser também alinhado embora já a abrandar, o último vai ser diferente”, conforme declarações do ministro da Economia na CNN Portugal Summit.
Apesar do abrandamento esperado nos dois últimos trimestres do ano, 2022 revela previsões positivas. A convergência com a economia europeia e a dinâmica trazida pelo turismo estão a dinamizar o crescimento económico, explica o ministro da Economia.
Os bons resultados previstos para 2022 não fazem o ministro esquecer os problemas existentes e os desafios do próximo ano: “Estou preocupado com 2022, temos que assegurar que estas condições se materializam. 2023 vai ser mais difícil. Não podemos esquecer esta incerteza geopolítica.”
A CNN Portugal Summit é um evento que debate o futuro da economia portuguesa no contexto em que vivemos atualmente. O evento conta com a presença de outras figuras do governo, nomeadamente, com o primeiro-ministro António Costa.