Home / MERCADO / ECONOMIA / Só 8% dos consumidores portugueses utiliza pagamentos fracionados nas compras
Buy Now Pay Later
Reino Unido é o país da Europa que mais utiliza o sistema BNLP (Foto: Unsplash)

Só 8% dos consumidores portugueses utiliza pagamentos fracionados nas compras

Por: Diana Mendonça

Em Portugal, apenas 8% dos consumidores utiliza o sistema “Buy Now Pay Later(BNPL), que traduzido significa compre agora, pague depois, que permite fracionar os pagamentos das compras, através de prestações sem juros, de acordo com os dados do XI Relatório de Tendências de Meios de Pagamento da Minsait Payment, uma filial da tecnológica Minsait.

A adesão a este sistema de compras com pagamentos parcelados está a crescer rapidamente a nível mundial e é esperado que até 2025 atinja transações no valor de 645 mil milhões de euros.

Na Europa, este sistema ainda é pouco utilizado e conhecido, com exceção do Reino Unido onde 69% da população conhece o sistema “Buy Now Pay Later” e 29% é utilizadora. Em Portugal, 29% dos portugueses dizem ter conhecimento deste sistema, contudo, apenas 8% recorre ao mesmo.

Segundo a Minsait Payment, são cada vez mais as empresas, físicas e online, que têm aderido ao sistema BNPL, como forma de acrescentar valor à sua oferta. Inclusive, existem empresas que já começaram a utilizar o sistema BNPL com as tecnologias blockchain e com as criptomoedas.

Este novo sistema de pagamentos vem rivalizar com os serviços bancários e a Minsait Payment afirma que este setor “precisa de agir rapidamente para evitar o risco de prestadores de serviços específicos de BNPL liderarem um segmento, até agora nas suas mãos”.

A falta de legislação nesta área dos financiamentos pode revelar-se problemática, pois pode levar ao endividamento da população. A Minsait no seu relatório alerta para a necessidade dos órgãos governamentais agirem sobre estes prestadores de serviços.