Home / MERCADO / Economia / Taxa de inflação da zona euro atinge novo máximo
Zona Euro inflação da ue
Foto de arquivo (Foto: Pixabay)

Taxa de inflação da zona euro atinge novo máximo

Por: Diana Mendonça

A taxa de inflação homóloga fixou-se em 8,6% na zona euro no mês de junho, atingindo novo máximo, face aos 8,1% registados em maio, de acordo com as estimativas do Eurostat, serviço europeu de estatística.

As estimativas rápidas do Eurostat apontam que a subida da inflação está a ser influenciada pelos aumentos homólogos do setor da energia (41,9%), da alimentação, álcool e tabaco (8,9%), bens industriais não energéticos (4,3%) e dos serviços (3,4%), sendo que este último decresceu uma décima face a maio.

Em Portugal, o índice harmonizado de preços no consumidor está estimado em 9%, registando um aumento de 0,9%, face ao mês de maio.

A maior taxa de inflação dos países da zona euro registou-se na Estónia (22%), Lituânia (20,5%) e Letónia (19%). Por sua vez, os países com taxas de inflação homóloga em junho mais baixas foram Malta (6,1%), França (6,5%) e Finlândia (8,1%).

Estima-se que a taxa de inflação na zona euro e na UE continue a aumentar, influenciadas pelos preços da energia que têm atingido valores recorde todos os meses.