Por: Mafalda Marques
Em plena pandemia, os Prémios Michelin Portugal e Espanha criaram a “Estrela Verde” que reconhecem as melhores práticas de sustentabilidade em gastronomia. Em 2022, as estrelas verdes vieram para os restaurantes Herdade do Esporão e para o “Il Galo d’Oro”, no Funchal. Nesta edição sustentável, escolhemos o Esporão como protagonista.
Atribuída pelo segundo ano consecutivo, a “Estrela verde” distingue restaurantes “cujo destacado compromisso com a gastronomia sustentável, combinado com uma forte identidade culinária, cria experiências gastronómicas especialmente inspiradoras para os gourmets”, explica a organização.
No Esporão, a estrela Michelin Verde destaca o trabalho do restaurante com fornecedores locais, as suas práticas de desperdício zero e a eliminação do plástico e outros materiais não recicláveis. Utiliza, ainda, nos seus menus produtos de uma extensa área de horta, produção animal própria, bem como uma área de floresta protegida, de onde recolhe produtos silvestres. A compostagem, a redução na utilização de plásticos e papel a cozinha direcionada para o desperdício zero são outras das práticas e compromissos que o restaurante assume. Em 2008, iniciou um caminho de mudança na forma como produz.
Assine a PME Magazine em papel para ler o artigo na íntegra ou subscreva a edição digital aqui.