Por: Diana Mendonça
A comissão europeia prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal aumente 0,7% ainda este ano, passando para 6,5%. Esta previsão coloca Portugal como o país da União Europeia (UE) que regista a maior expansão do PIB.
Em maio, Bruxelas previa uma expansão de 5,8% para Portugal, as previsões atuais encontram-se 0,7 pontos percentuais acima, colocando o país como o que regista maior expansão da média dos países da zona euro (2,6%) e da União Europeia (2,7%).
As estimativas da Comissão Europeia são mais otimistas do que as do governo que apontam uma expansão de 4,9%.
As previsões atuais de Bruxelas para o crescimento do PIB português em 2023 são de 1,9%, valor mais negativo do que as previsões de maio (2,7%). Já o Banco de Portugal prevê uma expansão de 6,3%, o Fundo Monetário Internacional de 5,8%, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico de 5,4% e o Conselho das Finanças Públicas de 4,8%.
A retoma das atividades económicas e o boom do turismo são as principais razões do crescimento do PIB português em 2022. Os dados da Comissão Europeia preveem que os voos e visitas de turistas estrangeiros ao país atinjam níveis pré-pandemia, no segundo trimestre deste ano.
Apesar destes dados positivos, a Comissão Europeia relembra que existem alguns indicadores que sugerem uma desaceleração em algumas áreas, como é o caso do consumo privado e da produção industrial e construção.
A Comissão revela ainda que as perspetivas de crescimento descendentes do país são resultantes da guerra da Ucrânia e do atual cenário vivido nos aeroportos portugueses, que poderá afetar o turismo no país.