Financiamento do Banco Europeu de Investimento irá ajudar empresas que promovam criação de emprego.
O Banco Europeu de Investimento (BEI) lançou quatro linhas de crédito no valor de 300 milhões de euros para financiar projetos de pequenas, médias e grandes empresas que promovam a criação de emprego.
O anúncio foi feito em Lisboa pelo presidente do BEI, Werner Hoyer, que espera que este financiamento ajude a “modernizar a economia portuguesa”.
Os empréstimos serão concedidos através dos bancos BPI, Caixa Geral de Depósitos, BCP e Santander Totta, num total de 280 milhões de euros, com os restantes 20 milhões de euros a selem libertados mais tarde.
O financiamento terá como prioridade start-ups e empresas que deem emprego a jovens e desempregados de longa duração, bem como a empreendedores que queiram criar o seu próprio negócio.
Com estes novos contratos, Portugal passa a contar com oito projetos e acordos financeiros no âmbito do Plano de Investimento para a Europa.
A cerimónia serviu, ainda, para celebrar os 40 anos de atividade do BEI em Portugal, que desde 1976 já financiou projetos portugueses em 45 mil milhões de euros.