Por: Marta Godinho
O atual cenário do peso das vendas ao exterior é o alcance de 45% do Produto Interno Bruto (PIB) ainda este ano, refere Luís Castro Henriques, presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, AICEP.
O momento requer um aumento de ambições e expetativas por parte do presidente da AICEP que afirma que este ano será possível “exportar mais de 100 mil milhões de euros” e que é preciso “ir mais longe”, uma vez que estes números refletem o bom caminho das vendas ao exterior e como o desafio cada vez é maior.
Por entre sessões de esclarecimentos, a AICEP anunciou a assinatura de um protocolo com a Associação Business Roundtable Portugal (Associação BRP) para promover a globalização das pequenas e médias empresas nacionais.
No primeiro trimestre deste ano, as exportações subiram até os 49% do PIB, o que leva o presidente da AICEP a esperar que o conjunto do ano atinja os 45% do PIB. Apesar da condicionante externa e da elevada subida dos preços da energia e das matérias-primas, Luís Henriques confirmou o aumento das exportações nacionais.
No Orçamento de Estado para 2023, o ministro da Economia e do Mar reforça as suas esperanças de “chegar ao fim do ano com exportações a representarem 49% do PIB português”, sendo que 20% dos 49% do PIB correspondem ao turismo.