Por: Fernando Batista, diretor executivo da Do It On
Todas as marcas precisam de estar assentes numa arquitetura de marketing e comunicação que lhes permita captar a atenção e o interesse dos seus públicos e consumidores para os levar a considerar a compra. Esta é uma regra básica de marketing que todos sabemos ao abrir portas.
A pandemia, acarretou muitas mudanças onde as novas tecnologias, plataformas e comportamentos dos consumidores sofreram alterações e, consequentemente, a forma como as empresas comunicam e se relacionam com os seus públicos.
É crucial saber como comunicar e que seja feito com coerência e consistência para que não se perca relevância. É por isso essencial que se defina corretamente a estratégia de marketing e comunicação, sendo que é através da mesma que irá definir a forma como se apresenta no mercado e como pretende alcançar novos clientes.
Acredito que com a globalização do mercado, as empresas sentem-se obrigadas a investir mais na sua comunicação e imagem, de forma a se integrarem e diferenciarem neste ambiente cada vez mais competitivo e disputado. Para que a sua marca consiga acompanhar o mercado, necessita de ajustar a sua estratégia às novas tendências para se posicionar corretamente de modo a alcançar o sucesso desejado.
Mas afinal quais são as principais tendências que estão a moldar o futuro do marketing e das relações públicas para este novo ano que se avizinha?
- Marketing Experimental
A área do marketing que se foca na criação de experiências e eventos para que os clientes possam interagir de uma forma mais direta com a marca.
- Racional Buying
É o processo de tomada de decisão, no qual o consumidor analisa os prós e os contras antes de realizar uma compra.
- Marketing for Trust
É a abordagem do marketing que se concentra em construir a confiança com os clientes e estabelecer relações duradouras.
- Social Shopping
É uma forma de venda, seja de produtos ou serviços, através de plataformas digitais, o que permite que os consumidores compartilhem as suas experiências de compra com outros utilizadores, influenciando as suas decisões de compra.
- Marketing de Afiliados
Corresponde a um modelo de negócio em que uma empresa oferece uma comissão a outra empresa ou indivíduo com o intuito de estes promoverem os seus produtos ou serviços.
- Inteligência em Tempo Real
É, sem dúvida alguma, uma ferramenta muito útil para o marketing e para as relações públicas, pois ajuda na personalização da experiência do consumidor.
- Marketing de Automação
Recurso a tecnologia no marketing, isto é, usar a tecnologia para automatizar tarefas e processos de marketing.
- Web 3.0
É considerada a próxima fase da World Wide Web que tem como foco tornar a web mais inteligente e interativa, de modo a permitir que os utilizadores tenham experiências mais enriquecedoras e personalizadas.
- Comunicação de Segurança
A cibersegurança tem vindo a ganhar relevância nas empresas e é cada vez maior a necessidade de criar mecanismos e planos de comunicação de cibersegurança que vão para além da comunicação de crise.
- Green Truth
É a clarificação e adoção de políticas sociais e ambientais pelas empresas.
Apresentadas as tendências para 2023, concluímos que o mercado já não se trata da venda pura e dura ao cliente. Os consumidores pretendem que lhes sejam proporcionadas experiências memoráveis que lhes façam querer voltar a adquirir os produtos e/ou serviços da sua marca, nunca esquecendo que, para isto, é necessário manter o contacto constante com o cliente.