Por: Marta Godinho
A Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) recebeu a visita do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, para discutir os principais desafios e dificuldades da região do sul.
A falta de recursos qualificados em várias áreas e a necessidade de habitação cada vez mais acessível que permita a fixação dos jovens no Algarve tem envolvido vários processos burocráticos que tem atrasado o seu investimento e que se tornou alvo temático na reunião que juntou, esta segunda-feira, dia 23 de janeiro, a ANJE, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, empresários e o diretor do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Custódio Moreno.
O principal objetivo da ANJE é o estabelecimento de uma rede de apoio mais sólida e vasta que permita aos jovens uma maior capacidade de empreender e de apostar na sua formação.
Hugo Vieira, vice-presidente da ANJE afirma que “este é mais um passo muito importante para consolidar e estreitar as relações de cooperação e intercâmbio existentes com vista à prossecução de objetivos conjuntos e à promoção da formação e do desenvolvimento tecnológico no ecossistema empresarial algarvio.”
Uma das grandes preocupações da generalidade dos empresários é a atração de talento para a região algarvia e conseguir retê-la, ideia reforçada pelos empresários Luís Caracinha, fundador e diretor da Epopeia Records e Rita Andrade, project manager na Rockbuilding.
Um dos principais objetivos da ANJE é impulsionar novas empresas, melhorar as condições para a aprendizagem e empreendedorismo e dar continuidade ao melhoramento das condições, em especial na requalificação dos espaços de acolhimento empresarial, visando a aceleração e sistematização do processo de criação de empresas. Ademais, é importante que os empresários possam contar com o reforço no conjunto de competências e apoios específicos, através da oferta de espaços de incubação flexíveis e com custos controlados; acesso a mentores e investigadores; ligação a diversas entidades; e a promoção entre empresas e mercado.
É de reforçar que há um ano foi criada uma parceria com a Universidade do Algarve com vista ao aumento da rede de apoio ao desenvolvimento económico e social que promove um ambiente estruturado de apoio à atividade económica (crucial para o desenvolvimento da região), estimulando um ambiente de confiança e segurança para os empresários. A parceria foi muito relevante, tendo em conta as disparidades nas dinâmicas económicas do território costeiro e território do interior e as fragilidades económicas.