Por: Martim Gaspar
A Varino é uma empresa de promoção imobiliária que apresenta soluções desde o conceito até à conclusão de um projeto que marcam o início de uma nova era na indústria imobiliária. Em entrevista à PME Magazine, Carla Jesus, diretora geral da Varino, conta-nos um pouco sobre o novo projeto da empresa, a influência da atual situação socioeconómica no negócio e os planos para o futuro.
PME Magazine (PME Mag.) – O que engloba este projeto?
Carla Jesus (C. J.) – Este novo website da Varino é muito mais que apenas mais um website. Passou a ser a nossa plataforma de comunicação digital onde temos a oportunidade de apresentar a nossa missão, valores e projetos, de uma forma intuitiva, clara e disponível a qualquer momento para todos os que nos queiram conhecer melhor.
PME Mag. – Porquê entrar agora no mundo digital?
C. J. – Pela atual dimensão da Varino, pelo número e diversidade de clientes com quem criámos relação desde 2016, e pelo facto de ser evidente maior digitalização das relações e negócios, atualmente globais, desde a pandemia em 2020, sentimos a necessidade de encontrar um segundo canal de comunicação com o mercado, que nos pudesse levar além fronteiras, e aproximar os escritórios do Funchal e de Lisboa a qualquer cliente com origem nos cinco continentes. Por outro lado, o sucesso alcançado nos projetos de Lisboa, e mais recentemente no Funchal, com o Edifício VARINO 05, bem como o crescente aumento de novos destinos de ligação aérea entre o Funchal e novas capitais europeias, permitiu-nos acreditar no reforço da nossa quota de mercado no segmento não residente. E neste cenário, a digitalização da informação tem garantido maior rapidez e multiplicação dos contatos.
PME Mag. – O que esperam alcançar através desta decisão?
C. J. – Expandir a marca Varino, gerar maior notoriedade além fronteiras, reforçar a confiança do mercado e encurtar o processo de negociação e decisão.
PME Mag. – O que distingue os vossos projetos?
C. J. – Os projetos Varino são distintos pela sua localização premium, arquitetura inovadora e pela escolha criteriosa de materiais com elevados padrões de qualidade. Todavia, o fator absolutamente diferenciador é a capacidade técnica das nossas equipas em poder disponibilizar ao cliente o apartamento totalmente personalizado ao seu gosto pessoal. É possível experienciar esta nossa ambição no Edifício VARINO 05, no Funchal, a cerca de poucos meses de conclusão da obra e com vendas das frações asseguradas a 100%, onde cerca de 90% das frações sofreram alterações aos acabamentos inicialmente previstos de modo a exceder as expetativas e necessidades dos clientes.
“O fator absolutamente diferenciador é a capacidade técnica das nossas equipas em poder disponibilizar ao cliente o apartamento totalmente personalizado ao seu gosto pessoal.”
PME Mag. – A situação socioeconómica europeia influencia, de alguma forma, o vosso negócio?
C. J. – A situação socioeconómica europeia tem sido um fator de preocupação e acreditamos que o impacto negativo da subida das taxas de juro e da inflação seja mais significativo agora em 2023. Ainda assim, Portugal, em particular a Madeira, continua a beneficiar da sua imagem como destino turístico seguro, de qualidade e económico, razão pela qual existem sinais claros de aumento de procura por parte de clientes não residentes, não só europeus, como também norte-americanos e do leste da Europa. Esta procura garante que o ritmo de vendas se venha a manter estável, e permite à Varino continuar a apostar em novos projetos.
PME Mag. – Quais os planos para o futuro?
C. J. – Em Lisboa, estamos focados na construção e comercialização dos Edifícios VARINO 04 e VARINO 06 cujos registos de venda têm superado todas as expectativas. No Funchal, estamos a desenvolver o desafiante e ambicioso projeto ‘Dubai’ Madeira, constituído por uma zona residencial de excelência, composto por nove edifícios todos diferentes e que ficará concluído nos próximos seis anos.