Por: João Carreira
A Ifthenpay é uma fintech portuguesa especializada em pagamentos digitais para empresas, disponibilizando um serviço de pagamento, como as referências multibanco, MBWay, Payshop, Visa/Mastercard, entre outros. A PME Magazine falou com Nuno Breda, co-CEO da empresa sobre o crescimento da mesma e sobre quais os principais fatores que levaram a esta evolução no mercado.
PME Magazine (PME Mag.) – Como surgiu a empresa?
Nuno Breda (N. B.) – A Ifthenpay surgiu de uma necessidade identificada ao nível dos pagamentos digitais para instituições e empresas. Há alguns anos, o acesso a estes métodos de pagamento mais modernos era quase exclusivo de empresas de grande dimensão, como a EDP, a PT, etc. Fazia falta um “player” que facilitasse o acesso a estes meios de pagamento a todas as empresas, independentemente da sua dimensão. Podemos considerar que a Ifthenpay democratizou os pagamentos digitais, levando-os a todas as áreas de negócio e a todas as plataformas, locais ou online. Naturalmente, o e-commerce, teve um especial destaque, com a Ifthenpay a impulsionar e a acompanhar o crescimento das vendas online em Portugal.
PME Mag. – Como caracteriza a Ifthenpay?
N. B. – A Ifthenpay é uma empresa especializada e líder de mercado em pagamentos digitais para empresas e um parceiro para o crescimento! Tem sido com grande satisfação que acompanhamos o crescimento dos nossos clientes, observando o peso crescente dos pagamentos digitais nas suas vendas e o contributo da tecnologia na agilização de todo o processo de pagamentos.
PME Mag. – Sendo uma fintech portuguesa, têm recebido apoios do governo?
N. B. – Não, nunca recebemos, nem procurámos receber. Para nós, o melhor apoio que o governo pode dar às empresas são boas condições para trabalhar, simplificar processos burocráticos e aliviar a pesada carga fiscal existente.
PME Mag. – Quais os motivos que levaram à superação dos objetivos anuais?
N. B. – Procuramos sempre fazer um trabalho de excelência em todas as áreas e esse é sempre o pilar do nosso sucesso. Claro que o crescimento orgânico do comércio eletrónico deu uma ajuda determinante. Mas não seria suficiente sem um grande empenho da nossa parte sempre focado no cliente e nas nossas novas soluções de pagamentos digitais.
PME Mag. – Quais os planos para o futuro?
N. B. – Continuar a ajudar os nossos clientes a crescer, não só no mercado interno, mas também no externo. As nossas soluções de pagamentos digitais integram cada vez mais métodos internacionais, dando um importante contributo a quem se quer expandir para outros mercados.
PME Mag. – O que podemos esperar da Ifthenpay em 2023?
N. B. – A Ifthenpay espera continuar a apresentar soluções inovadoras na área dos pagamentos digitais. Temos previsto lançar algumas novidades em 2023 que acreditamos serão mais uma vez diferenciadoras pelas vantagens apresentadas. Trabalhamos sempre no sentido de facilitar a integração dos processos de pagamento, oferecendo plataformas omnichannel fáceis de utilizar e que simplificam todo o processo de gestão.