Por: Filipa Ribeiro
A Cleanwatts, uma empresa Climate Tech dedicada à transição energética, vai criar uma Comunidade de Energia Renovável (CER) na casa de repouso “Livro de Memórias”, em Miranda do Douro. A central fotovoltaica terá 110,9 kW e 241 painéis solares nos telhados.
O objetivo do projeto é “a sustentabilidade, a redução de custos relacionados com a energia desta instituição e, também, o combate à pobreza energética entre as famílias carenciadas da região” – que permitirá apoiar cerca de 100 famílias através de uma tarifa social comunitária, “em média 30% inferior às atuais tarifas de mercado”, explica Maria João Benquerença, Diretora de Comunidades de Energia da Cleanwatts.
Com a nova Comunidade de Energia, a casa “Livro de Memórias” vai conseguir uma poupança média de 56% face à tarifa estimada para a energia da rede e gerar mais 364% de energia verde do que a totalidade do seu consumo, evitando 45 toneladas equivalentes de CO2. Também 49% da energia consumida vai passar a ser proveniente da Central Solar.
A pensar no futuro, Maria João Benquerença avança que, “com a adesão de novos membros-produtores que tenham telhados ou terrenos com capacidade para expandir a potência fotovoltaica instalada, o impacto da Comunidade poderá crescer com a introdução de outras fontes de geração renovável, como eólica, biomassa ou hidroelétrica”.
A primeira Comunidade de Energia Renovável, em Portugal, foi criada pela Cleanwatts, também em Miranda do Douro, mas com a Santa Casa da Misericórdia e outras instituições direcionadas para os cuidados à terceira idade.