Por: Joana Mendes
Segundo o Índice Global de Trabalho Remoto (Global Remote Work Index – GRWI) da NordLayer, Portugal é considerado o 18º mais atrativo para trabalhar remotamente, sendo que o país que lidera a tabela é a Alemanha.
De acordo com o Índice Global de Trabalho Remoto, Portugal é o 18.º melhor local para trabalhar remotamente. No que diz respeito ao custo de vida no nosso país, este é um dos destinos mais baratos para os trabalhadores remotos de acordo com o estudo, tendo apenas o Canadá no 1º lugar e o Reino Unido no 2º lugar à frente.
Como o 13º país mais atrativo a nível turístico, Portugal consegue estar entre os 15 primeiros países na classificação referente à cibersegurança. No entanto, o nosso país posiciona-se significativamente abaixo de outras nações quando se trata de infraestrutura digital e física, neste caso em 37º lugar. Já no que respeita a qualidade de internet, Portugal encontra-se no 25º lugar.
“A NordLayer realizou esta análise detalhada, tomando em consideração o desejo crescente de se trabalhar a partir de qualquer lugar no mundo depois da pandemia.”, reforçando que “O Índice Global de Trabalho Remoto enfatiza a segurança e a confiabilidade do ambiente físico e digital. Também deu especial atenção à cibersegurança. Neste sentido, é um excelente recurso para os trabalhadores remotos que desejem mudar-se e trabalhar num país diferente da sua residência atual”, afirma, Juta Gurinaviciute, diretora de tecnologia da NordLayer.