Por: João Carreira
Luís Rodrigues, atual presidente da companhia de aviação SATA, será o novo CEO da TAP, após a demissão da presidente executiva da companhia aérea Christine Ourmières-Widener. A revelação foi feita na passada segunda-feira, por parte do ministro das Finanças, Fernando Medina.
O próximo CEO da TAP já havia estado na companhia aérea, entre 2009 e 2014, no decorrer da administração de Fernando Pinto, tendo sido administrador executivo na ‘holding’ TAP SGPS e da TAP (negócio da aviação), presidente do conselho de administração da TAP Manutenção e Engenharia Brasil e administrador executivo da Groundforce.
A demissão de Christine Ourmières-Widener surgiu no seguimento do relatório da Inspeção-Geral das Finanças (IGF) que considerou inválido o acordo que atribuiu uma indemnização de meio milhão de euros a Alexandra Reis para sair da TAP.
Também o chairman da companhia, Manuel Beja, será despedido, sendo que ambos os administradores não terão direito a qualquer compensação ou bónus, de acordo com o ministro das Finanças.