Por: Filipa Ribeiro
A Aquila Capital, uma empresa de gestão de investimentos sustentáveis e de desenvolvimento de ativos, anunciou que o seu Fundo Europeu de Energias Renováveis (EBRF) garantiu mais de 500 milhões de euros de capital assegurado no final de 2022.
Com sede em Hamburgo, na Alemanha, o EBRF procura investir em ativos nos locais onde a fonte de energia é mais abundante – aproveitando o vento nórdico e a energia solar fotovoltaica ibérica -, e a alavancagem financeira é baixa.
A diversidade de fontes de rendimento é conseguida através da amplitude dos tipos de contrato: os de aquisição de energia, de preço fixo e que dão maiores garantias e visibilidade dos ganhos; e os de investimentos com maior exposição ao risco de mercado, que proporcionam uma correlação com o valor da inflação.
O fundo foi lançado em junho de 2019 e atingiu, em setembro do ano passado, um desempenho médio de 7,2% ao ano para os seus investidores, maioritariamente japoneses. As instituições da Alemanha, Reino Unido e da Península Ibérica foram as que contribuíram com a maioria dos compromissos de capital para o fundo.
Para Roman Zervas, gestor de fundos para o EBRF, “o desempenho robusto deste fundo e o elevado interesse que os nossos investidores continuam a demonstrar por ele provam o acerto da nossa estratégia e filosofia”. O team head fund management Clean Energy garante também que “o equilíbrio dos riscos vai continuar a ser o elemento central da estratégia à medida que aumentar a percentagem de projetos em fase de construção”.
“O que permite assegurar um maior potencial de retorno em comparação com projetos em fases mais avançadas“, acrescentou.