Por: Filipa Ribeiro
O recente estudo da Mercer Marsh Benefits, consultora na área de Saúde e Benefícios, conclui que as organizações que disponibilizam uma oferta mais alargada de benefícios extrassalariais registam uma maior satisfação dos colaboradores, sendo o stress apontado como fator crítico para a atração e retenção de talento.
Intitulado “Health on Demand 2023”, o estudo analisou respostas de mais de 17.500 colaboradores de 16 setores a nível mundial, com o objetivo de identificar as principais prioridades dos colaboradores na área de saúde e bem-estar.
Quando questionados, 47% dos inquiridos da Europa afirmaram sentir-se stressados no dia a dia, e relativamente aos fatores que os colocam em risco de burnout no trabalho, as pressões laborais (54%), a cultura tóxica (37%) e a segurança no emprego (34%) foram as três principais razões.
Os dados indicam ainda que apenas 56% dos inquiridos afirmam sentir-se livres para expressar os seus pensamentos sem recearem consequências negativas, pelo que dois em cada três colaboradores acreditam que a sua organização os apoiaria em caso de emergência ou num momento de necessidade.
Para Miguel Ros Galego, business leader da Mercer Marsh Benefits Portugal, existe a necessidade de as empresas adotarem uma abordagem baseada em valores para as suas estratégias de benefícios.
“Os colaboradores que se sentem valorizados pela sua empresa são mais propensos a reportarem uma liderança comprometida com uma cultura saudável”, acredita Miguel Ros Galego.
As conclusões do estudo apontam assim para uma correlação positiva entre uma maior oferta de benefícios e os níveis de satisfação dos colaboradores, onde aqueles que recebem dez ou mais benefícios apresentam uma menor probabilidade de mudarem de emprego e uma maior confiança de que podem pagar os cuidados de saúde necessários.