A Galp Upcoming Energies, uma plataforma de inovação aberta, desafia startups e scale-ups de todas as geografias a apresentar, até dia 10 de setembro, soluções que facilitem a transição energética com que a Galp, empresa de energia, está vinculada.
O programa Startup the Future, um concurso global de inovação da Galp Upcoming Energies, irá reunir agentes de transformação com os quais a empresa pretende co-criar o futuro net zero.
As startups candidatas poderão optar por um dos cinco módulos disponíveis: Managing Data, Scaling Energy Storage & Environmental Processes, Decarbonizing & Optimizing Industry, Bringing Energy to Everyone e Harnessing Electric Mobility.
Os vencedores vão poder eventualmente trabalhar com a Galp na aceleração do seu projeto, através das suas unidades de negócio e equipas de inovação.
A execução das soluções selecionadas, em Portugal, Espanha, Brasil e Moçambique, poderão ser financiadas na totalidade pela empresa energética, que vai dar a conhecer aos empreendedores a sua equipa Corporate Venture Capital e ceder um passaporte para a Web Summit 2023.
Em 2022, o programa Startup the Future recebeu mais de 200 candidaturas de 54 países, onde dois dos projetos finalistas, a vencedora startup nigeriana Koolboks e a eslovaca Mobilize, já têm pilotos em desenvolvimento – a solução de refrigeração com base em energia solar e baterias de lítio e uma plataforma de pontos de carregamento de veículos elétricos, respetivamente.